MBA Executivo em Economia do Petróleo e Gás.

Próxima turma com início em 28 de agosto de 2015

Aulas no Centro do Rio de Janeiro - aulas as quartas e quintas das 18:30h as 21:30h.

Inscrições abertas, garanta já sua vaga!

Documentação para matrícula:

- cópia do diploma de graduação; histórico escolar da graduação; curriculum vitae (resumido); RG; CPF; título de eleitor; certificado de reservista (homens); comprovante de residência e 2 fotos 3x4.

 

- Apresentação:


A crescente disponibilidade de novas tecnologias na área de produção de energia requer do profissional atuante neste mercado conhecimentos específicos que lhe permitam acompanhar as mudanças e com isso melhorar o processo de decisão. Além disto, a globalização das economias de mercado e uma série de fenômenos recentes modificaram significativamente o contexto das organizações produtivas e estabeleceram novas expectativas em relação aos gestores.

O “MBA Executivo em Economia de Petróleo e Gás” da POLI / UFRJ está inserido neste contexto de mudança. Com uma abordagem econômico-financeira, capacitará o aluno apresentando novas ferramentas de gestão nesta indústria.A Economia do Petróleo é uma área de estudos interdisciplinar, abrangendo e interligando conhecimentos diversos, tais como: Exploração e Produção, Regulação e Legislação do petróleo, Economia e Finanças, Logística e Distribuição.

O Curso foi concebido para proporcionar aos participantes um nível diferenciado de conhecimento e aprendizado, através de uma abordagem metodológica sólida e da incorporação de experiências de alto conteúdo.

O objetivo principal do curso é fornecer uma visão global das áreas de conhecimento que compreendem a Indústria do Petróleo, habilitando os participantes a:

  • Ter uma melhor compreensão dos fatos econômicos subjacentes às atividades profissionais nos projetos e operações em que os participantes atuam, direta ou indiretamente;
  • Executar o exercício das funções de planejamento e gestão de empreendimentos petrolíferos;
  • Ter uma maior compreensão sobre conceitos essenciais da Indústria do Petróleo, como:
    • Exploração e Produção do petróleo e gás;
    • Análise da estrutura e do comportamento da Economia do Petróleo;
    • Fundamentos para a estruturação de planos estratégicos de investimento;
    • Técnicas de avaliação e decisão de investimentos;
    • Bases para o desenvolvimento de negócios envolvendo petróleo e gás.

- Programa:


O curso inicia com cinco disciplinas de curta duração que servirão para estabelecer um ponto de partida básico para toda turma em termos do ciclo de aprendizado que se vislumbra no que concerne a conhecimentos específicos da indústria de petróleo e alguns problemas típicos.


Dinâmica da Indústria do Petróleo e GN


Visão Global de Economia da Energia. História do petróleo. Cadeia de Valor do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Panorama do Mercado de Petróleo.  Principais Países Produtores. O Papel da OPEP. Principais Países Consumidores. Fundamentos de Geopolítica do Petróleo: Assimetria Produtores x Consumidores. Players.


Sistemas Petrolíferos


Conceitos fundamentais sobre a estrutura da terra. Características gerais dos diversos tipos de rochas, corpos rochosos e suas estruturas. Origens do Petróleo e sua acumulação. Sistemas de produção de petróleo. A formação da terra. Bacias Sedimentares Brasileiras. Sistemas petrolíferos brasileiros (pós-sal x pré-sal).


Perfuração de Poços


Sondas de perfuração e plataformas de produção, sistemas e equipamentos da sonda, colunas de perfuração e brocas, fluidos de perfuração e cimentação de poços, procedimentos e operações de perfuração de poços, projeto de poços, revestimento de poços, introdução à perfuração direcional, trajetória de poços, perfuração no pré-sal, completação de poços.


Engenharia de Reservatórios


Propriedades dos fluidos e das rochas, noções de escoamento de fluidos em meios porosos, mecanismos naturais de produção primária, recuperação secundária: injeção de água e gás, recuperação terciária ou melhorada, previsão do comportamento de reservatórios, estimativa de reservas e análise de curvas de declínio.


Sistemas de Escoamento da Produção


Equipamentos de produção offshore, equipamentos de produção terrestre, separadores, controle da produção de areia, tratamento primário, arranjo de cabeças de poços, sistemas de escoamento da produção, oleodutos e gasodutos, FPSO e FSO.


Processos do Refino e Produção de Derivados


Logística de petróleo e gás. Derivado do petróleo: refinarias, terminais de armazenagem, bases primárias e secundárias de administração e transporte. Gás natural: ocorrências, caracterização, definição, produção, processamento (upgn), aplicações e derivados. Petróleo: ocorrências, caracterização, definição, processamento, processos de separação, de conversão, tratamento e auxiliares, derivados. Tendências nacionais e internacionais. Custos. Demanda.


Logística e Distribuição de derivados


Sistemas de informação geográfica para logística de distribuição de derivados. Custos logísticos e estratégias. Formação e Gestão de Estoque. Análise dos Modais de Transporte. Comercialização de derivados. Grandes Consumidores. Postos Revendedores. Soluções integradas. Negócios relacionados a logística do petróleo.


Indústria Petroquímica


Cadeia de Valor da Petroquímica. Matérias-primas. Indústria de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Gerações. Produção de Olefinas. Produção de Aromáticos. Produtos Petroquímicos Intermediários. Produtos Petroquímicos Finais.  Produtos de alto valor agregado. Química Fina.


Energias Alternativas 


Matriz Energética mundial. Matriz Energética brasileira. Biocombustíveis: etanol e biodiesel. Biocombustíveis versus alimentos. Fontes não fósseis de energia: solar, eólica, nuclear, geotérmica, marés e correntes. Fissão e fusão nuclear. Biomassa como fonte de energia. Negócios associados a Energia.


Economia do Petróleo e GN I


Fundamentos microeconômicos – estruturas de mercado, formação de preços (oferta e demanda) e mercados (consumidores e produtores), cartelização (OPEP), exploração de recursos com ênfase em não renováveis.


Economia do Petróleo e GN II


Conceito de PIB e PIB do petróleo, matriz insumo-produto da Ind. do Petróleo, Teorias sobre Investimento, Balanço de Pagamentos (ênfase em Investimentos Brasileiros e Estrangeiros Diretos, transações correntes – balanço comercial e de serviços e rendas), Função do Setor Público na Indústria do Petróleo Nacional e Internacional e seus entraves (dívida pública, linhas de crédito especiais para a Indústria do Petróleo Nacional).


Contratos, Parcerias, Fusões e Aquisições de Empresas


A economia globalizada. O cenário econômico-brasileiro a partir do Plano Real. Verticalização, horizontalização e conglomerados. Tipos de contratos de empresas das três últimas décadas. Fusões e aquisições: As diferenças culturais entre empresas. O valor do negócio (métodos de avaliação). As sinergias financeiras e tecnológicas.

Regulação e Legislação da Indústria do Petróleo


Histórico (Lei 2004/53 e Contratos de Risco). Legislação Atual do Petróleo (artigo 177 da Constituição Brasileira; Emenda Constitucional nº 9/1995; Lei 9478/1997 – criação do CNPE, ANP, flexibilização do monopólio e Modelo de Concessão). Rodadas da ANP (zero-10ª rodada).  Quatro Projetos de lei para as novas             Áreas Estratégicas e do Pré-sal (Modelo de Partilha). Comparação Modelo de Concessão x Partilha. Outros Modelos Regulatórios no Mundo. Projeto de lei do gás.


Planejamento Tributário


Tributação e suas dimensões (participações governamentais: bônus de assinatura, royalties, participações especiais e pagamento de ocupação e retenção de área). Resoluções sobre transporte, importações-exportações, outros. Resolução sobre casos de unitização. Projeto para Lei do Gás.

 

Análise de Conjuntura


Pretende discutir os diversos aspectos envolvidos na análise da conjuntura e na elaboração de cenários econômicos, procurando oferecer aos interessados condições para a utilização destes instrumentos analíticos nos meios de comunicação, na definição da estratégia, e na realização do planejamento no mundo empresarial.


Responsabilidade Social e Ambiental na Indústria do Petróleo


Norma ISO 140001 - Sistema de Gestão Ambiental. Norma OHSAS 18001 – Segurança e Saúde Ocupacional. Norma SA 8000 - Responsabilidade Social. Norma NBR 230000 - Responsabilidade Social. IBAMA – legislação ambiental. Impactos Ambientais da Indústria de Petróleo e GN. Sustentabilidade da Indústria. 


Análise de Investimento e Risco na Indústria de Petróleo


Fluxo de Caixa típico de exploração e produção (E&P ou upstream) de petróleo e gás; Escala de produção: Ponto de Equilíbrio, Economia de escala; Custo de capital (CAPEX); Custos Operacionais (OPEX); Indicadores econômico-financeiros do fluxo de caixa (cashflow): Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Repagamento do Investimento (Payback), Taxa Mínima de atratividade (TMA); Outras considerações: inflação e taxas cambiais; Custos Invisíveis (hidden costs); Análise de sensibilidade coeteris paribus: Resultados numéricos, Tornado; Análise de Cenários; Abordagem Bayesiana,Testes de aderência, Correlação e Regressão; Árvores de Decisão e seus possíveis usos (Aplicação a indústria de petróleo e gás); Funções de Utilidade e suas aplicações; Simulação de Monte Carlo – aplicações; Sistema de Suporte à Decisão Exploratória – SSDE. Uso de ferramentas (software @risk).


Opções Reais Aplicadas ao Petróleo


Tipos de opções; Avaliação de Opções – Modelo Binomial e Black and Scholes; Opções Reais: De espera, de expansão, de contração, de conversão; Comparação de resultados: Fluxo de caixa atualizado, Árvore de decisão e opções; Aplicações a Indústria do Petróleo.


Gestão de Projetos


Gerenciamento de projetos. O PMBOK e as nove áreas de conhecimento. Ferramentas e metodologias de gerenciamento de projetos adotadas pela indústria do petróleo. Escopo de projetos onshore e offshore e dos recursos utilizados para sua implementação, sob a ótica do gerenciamento de projetos.

 

Gestão de Processos


Processos x Projetos. Melhoria e Otimização de Processos. Gestão de Processos x Gestão por Processos. Norma ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade. Prêmio Nacional da Qualidade. Lean Six Sigma.


Gestão de pessoas


 A Nova Ordem do Ambiente Corporativo. Instabilidade e Mudanças. Visão de Futuro. Organização do Tempo. Delegação de Atividades. Tarefas Delegáveis e Indelegáveis. Formação de Equipes.  Acompanhando o Desempenho das Equipes. Gerenciamento de Conflitos. Vantagens e Desvantagens do Conflito. Soluções de Conflitos.


Jogos de Negócios


“Oil Game”. Simulação de um Leilão da ANP. Jogo onde os participantes representam empresas, podendo ou não realizar parcerias para participar de uma simulação de um leilão da Agência Nacional do Petróleo.


Comercialização


Características intrínsecas e extrínsecas do petróleo e gás. Principais derivados do petróleo e suas características. Principais processos de refino e seus impactos na produção de derivados. Preço do petróleo e Benchmarks: WTI, Brent e Dubai. Noções de mercado futuro de petróleo e gás na sua estrutura. Principais mercados consumidores de petróleo e gás. Logística (modais e custos de transporte de petróleo e derivados, modalidade INCOTERMS, medição, seguros, etc). Casos práticos de negociação de compra e de venda.


Gestão da Inovação


Inovação Tecnológica, conceitos e definições. Criação de mercado e relacionamento com o cliente. A inovação nas empresas. Redes de Inovação. Comunidades de prática. Ferramentas de Inovação. Gestão do conhecimento aplicado as empresas. Abordagem de criação de novos conceitos e implementação de ideias. Estudo de Casos.


Marketing


Conceitos de marketing. Necessidades e Desejos. Mix de marketing. Marketing 1.0 a 3.0. Planejamento de Mercado. Análise do ambiente e da empresa. Estratégias de segmentação de mercados. Mercado-alvo. Comportamento do consumidor. Mensuração e previsão de demanda. Sistema de informações de marketing. Ambiente de negócios em petróleo e gás. Análise competitiva do mercado e estratégias de posicionamento de marketing para empresas e produtos. Estratégias de entrada em novos mercados e mercados existentes. Estratégias de lançamento e ciclo de vida de produtos. Estratégias de preços. Alocação de recursos. Decisões sobre uso de Comunicação Integrada de Marketing e sobre composto do produto. Marketing de Relacionamento. Trade marketing. Sustentabilidade de Marketing. Aspectos da comercialização de petróleo e derivados. Estudos de caso.


Monografia


Eventos de Orientação para o Desenvolvimento de Monografias: Apresentação de metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de monografias. Aspectos formais de uma monografia. Orientação.


- Carga horária:


A carga horária do curso é de 360 (trezentos e sessenta) horas.
Aulas as quartas e quintas das 18:30h as 21:30h - Centro do Rio - Início em 28 de agosto de 2015

- Investimento:


25 parcelas de R$ 728,00

Coordenação:
Prof. Amarildo da Cruz Fernandes, Ph.D.
Carlos Carvalho
Coordenador Executivo
Docentes:

  • Regis da Rocha Motta (UFRJ)
  • Paulo Couto (UFRJ)
  • Amarildo da Cruz Fernandes (UFRJ)
  • Amaro Pereia  ( COPPE - UFRJ)
  • Cesar das Neves (UFRJ)
  • Eduardo Pontual Ribeiro (Instituto de Economia - UFRJ)
  • Nelson Cabral de Carvalho (PETROBRAS)
  • Maria Alice Ferrucio (UFRJ)
  • Luis Eduardo Duque Dutra  ( ANP - UFRJ)
  • Thereza Cristina Nogueira de Aquino (UFRJ)
  • Leonardo Borghi (UFRJ)
  • Marcelo Simas (PETROBRAS)
  • Rafael Pinotti (PETROBRAS)
  • Lino Marujo ( UFRJ)
  • Luiz A. Leito ( EQ/UFRJ)
  • Roberto Ivo ( UFRJ)
  • Miguel Mirilli ( Consultor)
  • Paulo Sergio Vasconcelos (Consultor)
  • Alexandre Leiras (EQ - UFRJ)

Contato:
Carlos Carvalho: natd@poli.ufrj.br / carlos@poli.ufrj.br - (21) 3938-8065 / 7837-0754